; O Blog da Coccinella: A última tradição

segunda-feira, janeiro 23, 2006

A última tradição

Não religiosa, não sou católica, nem mesmo baptizada, mas existem certas festividades e tradições religiosas que sempre segui com entusiasmo. Uma delas era a procissão da festa do santo cá da terra. Nesse dia, há sempre almoço de familia em casa dos avós e quando chegava a hora, lá íamos todos para a varanda (devidamente enfeitada com as colchas) ver a procissão passar. Mesmo quando as minhas primas não almoçavam connosco, faziam questão de estar presentes nessa altura, mais para agradar ao meu avô do que por devoção.

Este fim-de-semana foi a festa do santo cá da terra (ontem isto até parecia uma verdadeira cidade... era a festa, eram as eleições... até se viam pessoas na rua!). Mas como dizia o anúncio, a tradição já não é o que era e a procissão em vez de ser à tarde, foi de manhã. Assim, às 11h30 da manhã, sou violentamente acordada pela minha mãe e pelo meu avô, que irromperam pelo meu quarto adentro (é o quarto da varanda), para colocarem as colchas e ver a procissão... Depois da Páscoa ter perdido a magia, muito por culpa de ter passado dos domingos de Páscoa a trabalhar e de no ano passado ter tido o almoço pascal mais triste da minha vida, depois da porcaria que foi o Natal passado, agora ruiu a tradição da procissão do S. Sebastião... Sinto que caiu a última barreira para a idade adulta... Já nada será como antes... Sou oficialmente "grande"!

0 Opiniões da completa responsabilidade de quem as escreve:

Enviar um comentário

<< Home